ENERGEM - EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Identidade Visual - Marca |  Carla Anjos Cunha - Designer Gráfico
Abril | 2017

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

QUALIDADE
ECONOMIA
SUSTENTABILIDADE E 
GERAÇÃO DE VALORES
A Energem atua nacionalmente, oferecendo soluções para empresas na execução e inovação em projetos de Eficiência Energética unindo conhecimentos múltiplos para atender às demandas do setor elétrico e ferramentas tecnológicas para potencialização dos resultados previstos.
Eficiência Energética = Redução de gastos e Sustentabilidade
 
Sustentabilidade
Hoje sabemos que a disponibilidade de recursos no mundo não é ilimitada e que os destinos da humanidade têm que ser resolvidos por ela mesma e a única forma de fazê-lo de forma equilibrada é com o conhecimento e a utilização racional desses recursos.
Para termos um mundo saudável precisamos garantir uma produção eficiente, que aliada à preservação ambiental e ao consumo responsável de energia, forme esse delicado equilíbrio onde reside a chance de sobrevivência da humanidade.
Em tempo de mudanças climáticas, aquecimento global e aumento no custo de energia é fundamental que haja uma mudança de paradigma no setor industrial, para que possamos minimizar o impacto ambiental, visando economia e a conservação dos recursos naturais.
As profissões tecnológicas têm um importante papel a desempenhar nessa busca, pois só com o pleno uso do conhecimento tecnológico encontraremos as alternativas de produção e consumo sustentáveis e justas.

Fontes de pesquisa: Eficiência Energética - somatecblocking.com.br - CREA / Cartilha de Sustentabilidade 


Para que a identidade visual da Energem se  torne única é preciso primeiramente focar os valores que se deseja comunicar:

TECNOLOGIA
QUALIDADE

ECONOMIA
SUSTENTABILIDADE

A estratégia neste caso é criar um símbolo que represente o DNA desta identidade.
Este simbolo é o recurso gráfico que une a linguagem tecnológica aos 
valores principais da marca.

Assinaturas


É importante que a marca possua duas assinaturas: horizontal e vertical. 
A assinatura preferencial sugerida é a horizontal, mas a escolha adequada da versão da marca é definida pelo formato dos materiais a serem produzidos.

 

A assinatura horizontal possui o símbolo à esquerda com o logotipo à direita. Já a assinatura vertical tem o símbolo sempre alinhado ao centro, acima do logotipo - esta deve ser usada apenas em peças que tenham o formato vertical com, no mínimo, a altura 3 vezes maior do que a largura

Horizontal
Vertical

APLICAÇÃO MONOCROMÁTICA EM FUNDOS CLAROS E ESCUROS

FUNDO BRANCO

A cor branca representa equilíbrio e transmite clareza. Ela é fundamental para o sistema de identidade visual e deve ser a base de todas as aplicações. O fundo branco auxilia na consolidação da identidade.

Fundos claros

Sobre fundos coloridos e superfícies que não sejam brancas use a marca 
monocromática. 

A versão monocromática deve ser usada em processos como silkscreen, bordados, 
flexografia, gravação a laser, alto e baixo relevos. 

.

Fundos escuros

Construção 

Estudo das formas


Os elementos presentes no desenho deste logotipo exercem um propósito especial. Alem de serem usados como símbolos de fácil identificação pelo senso comum, eles cumprem a função concreta de transmitir para o desenho os conceitos principais deste projeto:

Redução de Energia e Tecnologia a favor da sustentabilidade.

Energia elétrica
Indicador de redução do consumo

CORES


A cor principal escolhida para compor a identidade da marca foi o Azul. 
O fator principal desta escolha foi a associação que o senso comum faz entre o Azul e o conceito de tecnologia e inovação.


O degradê do azul para o verde tem a finalidade de transmitir a ideia de redução de consumo agregado o valor de sustentabilidade à marca.

Obs.: Na versão monocromática a ideia de redução de consumo de energia é indicada pela diminuição gradativa do desenho do indicador de consumo.

COR PRINCIPAL

CMYK: 100 C  98 Y  25 M  31 K


RGB: 54 R  53 G  99 B

HEX: #363563

TIPOGRAFIA

Fácil assimilação, sem serifas, bordas ou cortes especiais
A tipografia projetada teve como base a fonte: Segoe UI Semibold. Alguns traços e kerning entre os caracteres foram modificados para dar mais harmonia ao todo e ao mesmo tempo transmitir objetividade e dinamismo.

APLICAÇÕES

Clique na imagem para amplia-la

logo hor
Logo vert
Logo Hor relevo
logo vert relevo
cor especial
monocromático
verniz
metal logo mockup
cartão
cartão
Papelaria
tag
revista
computador
cena
sinalização