top of page

KERIDIM DE MINAS

Identidade Visual - Marca |  Carla Anjos Cunha - Designer Gráfico
JUNHO | 2021
rear-view-little-girl-chef-hat-looking-c

KERIDIM 
de MINAS

IDENTIDADE VISUAL

PROJETO2.png

Para os mineiros o Pão de queijo significa muito mais do que uma iguaria da cozinha local, significa Memória Afetiva.

 

O Pão de queijo Keridim de Minas está presente na pausa para o café no trabalho, naquela mesa posta na casa de uma tia, na conversa com a família e amigos, nas risadas no recreio na escola... dando mais sabor aos momentos de plenitude que ficam guardados em nossas memórias para sempre. 

O PROJETO

O ponto de partida deste projeto foi levar em consideração o conceito da marca do pão de queijo KERIDIM DE MINAS: estar presente no dia a dia da família mineira, independente da região, do padrão social ou econômico. Unindo pessoas, criando e resgatando memórias afetivas.

PROJETO.png

O desafio deste projeto foi criar uma identidade que seja moderna e alegre, e ao mesmo tempo transmita a ideia de tradição e confiança: conceitos inegociáveis para as família mineira. Alegria e Plenitude traduzidos em Pão de Queijo.

 

Nossa pesquisa envolveu costumes, crenças, culinária, música, poesia do povo mineiro. Pesquisamos também o público-alvo, o mercado e a atuação dos concorrentes da marca.

OBJETIVOS

  • Criar uma identidade visual para a marca Keridim de Minas, capaz de enfrentar um mercado dinâmico e efêmero sem se tornar uma marca obsoleta.

​​

  • Criar um símbolo único e exclusivo para a marca, imprimindo no desenho os conceitos e valores principais da empresa e ao mesmo tempo garantindo a simetria e a legibilidade

 

  • Usar recursos que contribuem para a memorização da marca.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

mapa mental

Quanto mais queijo, melhor!

MAPA.png

Amanhecer / Entardecer

Forno

Família

Cozinha 
de vó

Cidades do Interior/
Hospitalidade Mineira

Queijo Minas

Adornos de
Azulejos

Mesa de café

As imagens abaixo nos guiaram na criação de um mapa mental - elementos visuais presentes nos conceitos da marca. 

Mineiridade, cozinha de vó, bandeira de Minas, o amanhecer e entardecer nas cidades mineiras, as crenças, os adornos no estilo colonial...e claro! o Queijo Minas

Bandeira de Minas Gerais

Detalhes da arquitetura colonial 
 

conceitos e estudos

PÚBLICO-ALVO - O consumidor da marca Keridim de Minas é tradicional. Independente do seu poder aquisitivo, é exigente quanto à qualidade dos produtos. Ao mesmo tempo que ele procura o "mais por menos" ele não quer arriscar, e só vai levar pra casa um produto em que realmente confia. As características conservadoras deste público não o impede de estar atento a inovações.
Conquistar este público é um grande desafio e o nosso foco é fortalecer o vínculo de confiança entre o consumidor e a marca.

Para a construção do logotipo Keridim de Minas escolhemos trabalhar imagens que correspondem os três conceitos como principais: Tradição, Confiança e Alegria. 

elementos visuais principais

Tradição e Cozinha afetiva

CONFIANÇA

 QUEIJO MINAS - Um dos grandes símbolos da cultura e da culinária nacional , sem dúvidas, é o queijo mineiro, a ponto do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tornar o processo de fabricação artesanal de queijos no estado de Minas Gerais, Patrimônio Imaterial Brasileiro, em 2008.

Minas Gerais é responsáveis pela produção de mais de metade do queijo que é consumido anualmente no Brasil. Portanto, além de fazer parte nossa identidade cultural e da nossa boa mesa, o queijo também tem grande importância na economia mineira, sendo responsável pelo sustento de inúmeras famílias de pequenos produtores espalhados por todo o estado.

O Queijo é a matéria-prima principal de outra iguaria típica e bastante representativa de Minas Gerais: o pão de queijo! 

TRADIÇÃO

O Forno é o lugar onde ocorrem as mais profundas transformações dos alimentos. É considerado o centro da casa, da cozinha, lugar de acolhimento e prosperidade. Nas famílias religiosas tradicionais, era ao redor do forno que ocorriam os cultos  de gratidão ao favor divino. 

Bem característico no estado de MG o forno faz parte da tradição e cultura mineira. Os fornos a lenha conferem um gosto especial aos alimentos e proporcionam boas lembranças aos nascidos nas cidades do interior. Ainda é comum as pessoas conservarem esse tipo de fogão em sítios e fazendas. 

Para família tradicional mineira estar na cozinha com alimento no forno é algo muito significativo, por isso elegemos o Forno como um dos elementos para compor o símbolo da marca Keridim de Minas. Além, claro de ser o principal meio de preparo do pão de queijo. 

ALEGRIA

Os ornamentos da arquitetura colonial Mineira fazem parte da memória afetiva de quase todos os mineiros, principalmente nas cidades do interior. Detalhes de móveis, janelas, portões, estes elementos ainda se fazem presentes nos lembrando as "casas de vó", resgatando e criando memórias afetivas que passam de geração em geração. Por este motivo estes adornos vem sendo usados com frequência por designers, afim resgatar a memória afetiva de peças com o intuito de proporcionar alegria, aconchego, acolhimento e ao mesmo tempo sofisticação.

Nostalgia que nos remete à infância e aos momentos inesquecíveis da nossa história.

66064742d294da2bd2bb7b329024929b.jpg

Construção do logotipo 

SÍMBOLO

Transformamos o elementos escolhidos em desenhos e a junção deles deu a origem ao símbolo da marca Keridim de Minas. 

Marca.png
Queijo
Forno
Adornos
simb.png

resultado

estampa 3.jpg

O resultado foi a criação de uma identidade estética que transmite simplicidade e não dispensa o bom gosto em cada aplicação, além de ser de fácil assimilação popular.  

Uma imagem alegre composta de elementos gráficos tradicionais reforçando a ideia de que a marca traz o acolhimento familiar, confiança e o sabor da cozinha afetiva.

A versatilidade dos elementos possibilita a criação de estampas únicas e divertidas. 

Marca.png

versões
monocromática

P&B.png
Marca branca.png

variações da marca
sugestão de variações que podem ocorrer de acordo com disposição da assinatura e cores de fundo das composições gráficas

Marca2.png
P&B2.png
Marca Amarelo2.png

cores

A cor principal é o vermelho. Cor presente na bandeira de Minas.

O Amarelo tem um apelo no marketing gastronômico principalmente quando usada ao lado do vermelho.

E as demais cores foram escolhidas para contrastar e  reforçar este apelo.

cor.png

tipografia 

Tipografia.png
P3VS7R1.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3
OUS2D01.jpg

estampas

Estes elementos gráficos são aplicações artísticas a partir da Identidade Visual. Um arranjo de repetição que enriquece e cria personalidade para a marca.

 Elas podem ser aplicadas em superfícies impressas de papel (ex: papel de bandeja, embalagens, etc.), tecidos (ex.: uniformes, camisetas, etc.) e ouras superficies ( ex.: porcelana, vidro etc).
 

278.jpg
11166.jpg
Ceramic Mug Mock-Up - (Freebie) by MassDream.jpg

ilustração

1080.jpg
M.png

Além das estampas, criamos algumas ilustrações divertidas para compor a identidade visual Keridim de Minas. As ilustrações podem ser usadas em diversas abordagem como: embalagens, posters, postais, sinalização, publicidade, ícones digitais etc. 

Este é um recurso estratégico que funciona como um excelente instrumento para facilitar a memorização e fortalecer a Identidade visual .

Ilustração 1.png
E.png
C.png