MANIA MINEIRA

Identidade Visual - Marca |  Carla Anjos Cunha - Designer Gráfico
Abril | 2021

IDENTIDADE VISUAL

ff.png

Mania Mineira é uma padaria localizada em um bairro tradicional de Belo Horizonte - Minas Gerais, que nasceu da junção da paixão por pães e sabores da comida mineira com a experiência no ramo de alimentação. 

Bem do jeito mineiro de ser, a padaria Mania Mineira é um lugar acolhedor, cheio de alegria, cultura e tradição. Um lugar onde o público encontra sabor, qualidade e confiança. 

Muito mais que um simples comércio, a Padaria Mania Mineira resgata o conceito de apreciar bons momentos junto com a família e amigos, compartilhando o alimento, ideias e afeto. Sem pressa, sem estresse deixando a vida leve e plena, do jeitim que o mineiro gosta.

Casas coloniais

" Praia de mineiro é barzinho e, sua sala de visitas, balcão de armazém e cerca de curral. Ali a língua rola solta na conversa mole, como se o tempo fosse eterno.

Certo mesmo é que o momento é terno."

 

Frei Betto

Minas tem um povo acolhedor e trabalhador, dedicado à arte de receber bem, de cultivar as tradições e a convivência familiar. Mas Minas não é apenas a tradição: é também o espaço da modernidade e das expressões contemporâneas no campo das artes, da tecnologia, da arquitetura, da música, da dança, do teatro.

A culinária mineira, além de pratos deliciosos e reconhecidos internacionalmente, também cria hábitos e costumes. Nas cidades do interior é comum o preparo da quitanda – um conjunto de quitutes como bolo, broa, pão de queijo e biscoitos caseiros, preparados de uma só vez para aproveitar o calor do forno à lenha.  Também é fundamental lembrar o bom e velho costume mineiro de receber visitas ao redor da mesa da cozinha. Um bom anfitrião mineiro quer sempre agradar sua visita que nunca pode sair de barriga vazia. 

TRADIÇÃO E

CONTEMPORANEADADE

SIMPLICIDADE E

SOFISTICAÇÃO

Drip Coffee Despeje

O PROJETO

conceitos e estudos

O ponto de partida deste projeto foi levar em consideração tudo o que permeia a história e os valores que estão inseridos no conceito da padaria Mania Mineira: História, região, público, costumes, a alegria e o prazer de receber e agradar os convidados.

"Quanto mais simplicidade, 
melhor o nascer
do dia."

Pato fu

f.png

O desafio deste projeto foi criar uma identidade que seja contemporânea, alegre, e ao mesmo tempo transmita a ideia de tradição, confiança e aconchego: conceitos comuns presentes no dia a dia da família mineira. Na padaria Mania Mineira o público é mais que um cliente é um convidado - uma visita muito bem vinda, recebida com alegria e muita prosa boa.

 

Nossa pesquisa envolveu costumes, crenças, culinária, música, poesia e arquitetura. Pesquisamos também a estética do mercado de padarias e armazéns mais tradicionais da capital mineira.

Memória afetiva + Acolhimento + Praticidade

Avó

Comida Afetiva

A Cozinha mineira é peculiar porque é a junção de quem faz + o jeito de  fazer + o jeito de servir.

Cada família tem particularidades que afetam e, muitas vezes determinam, os sabores dos alimentos, criando características muito próprias em cada prato. Cada receita ganha uma linda história e não basta a fórmula de produção: o jeito de fazer, a mesa posta, os utensílios, os detalhes e a prosa são parte da experiência nostálgica que tem como base o sabor e o afeto. Essa tradição dá origem a sabores com memórias afetivas muito fortes.

mapa mental

Quais são as manias dos mineiros?

Esta pergunta nos guiou na criação de um mapa mental que contempla os elementos visuais presentes nos conceitos da marca.

Mineiridade, cozinha de vó, quitandas, utensílios, crenças, elementos populares etc...

MAPA MENTAL.png

Canequinha esmaltada

Broa

Colorido da arquitetura colonial mineira.

Trigo

Quitandas

Queijo Minas

Azulejo

Copo

Lagoinha 

Igreja -Fé

Pão de

Queijo

Mineiridade

Família

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

identidade visual

identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. 

Ela abrange itens visuais, tais como: logo; cores; frases e slogans; decorações; tipografias; etc.

Escolhemos alguns elementos que estão presentes no dia a dia do mineiro. Transformamos estes elementos em grafismos para criar uma linguagem visual atraente e de fácil entendimento para o público de todas as idades.

Estes elementos gráficos fazem parte da Identidade Visual criada para a Padaria Mania Mineira e poderão ser usados em diversas ocasiões - impressos, embalagens e até mesmo decoração. Criando assim uma atmosfera visual onde as pessoas passam a entender que pertencem a mesma cultura e valores da marca. Resultado: uma Identidade única e duradoura que transmite confiança e segurança ao seu público.

 

elementos visuais principais

Tradição e Cozinha afetiva

"Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão".

Milton Nascimento

TRIGO.png

TRIGO - O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha principal ingrediente do pão. Simboliza o sustento da família e na religião tem um significado forte ligado ao favor divino de bençãos e prosperidade.  Ainda na religião o TRIGO significa alimento espiritual, representa o pão da vida e simboliza a pessoa que escolhe o bem, o caminho correto de honestidade e amor ao próximo. Contrário do joio (erva daninha) que representa aquele que escolhe o mal caminho.

Para família tradicional mineira estes conceitos são muito importante por isso elegemos o trigo como o principal elemento gráfico presente na Marca Mania Mineira, além, claro de estar diretamente ligado aos produtos comercializados na padaria.

 

azulejos1.png

AZULEJO - Com motivos ornamentais diferentes os azulejos fazem parte da memória afetiva de quase todos os mineiros. Seja com desenhos religiosos, florais ou abstratos eles revestiam as paredes e pisos das cozinhas das "casas de vó". Nostalgia gostosa que nos remete à infância e aos momentos inesquecíveis em família.

Hoje em dia, o azulejo faz parte do design retrô tanto em restaurantes e armazéns, como em cozinhas residenciais com o intuito de proporcionar aconchego e acolhimento.

elementos secundários

ADESIVOS 2.png

Linguagem - "mineirÊs"

Além de trabalhar o visual da marca, achamos pertinente desenvolver também uma estratégia de linguagem usada comumente pelos mineiros, com o objetivo de deixar toda identidade mais natural e aconchegante. 

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que em minas existe um dialeto próprio formado por um jeitim de falar bem característico, com expressões e gírias que formam praticamente um dialeto, que recebeu o apelido carinhoso de Mineirês.

Pra compor a identidade visual da marca Mania Mineira, criamos várias composições com expressões bem típicas pra todo mundo entendê esse tanditrem doidimai que mineiro fala.

b.png
c.png
e.png
a.png
FRASE.png
frase café.png

O logotipo

marca branca com assinatura.png

Nossa intenção neste projeto foi estabelecer o conceito de elegância contemporânea, desenvolvendo uma identidade estética que ao mesmo tempo que traz simplicidade, não dispensa a sofisticação em cada aplicação. Criar uma identidade livre de excessos. Ser nobre mas não ostensivo.

Para a construção do logotipo focamos na junção do Lettering. As letras foram desenhadas exclusivamente para a marca. O Trigo é o símbolo principal presente em quase todas as composições da Identidade.

A disposição das letras de maneira despojadas dão ar de alegria, movimento e contemporaneidade e o desenho do trigo agrega valor representando, a tradição e costumes mineiros.

A versatilidade possibilitando inserir a marca dentro da borda do azulejo reforça a ideia de que a Padaria Mania Mineira traz o acolhimento familiar, o conforto do lar e o sabor da cozinha afetiva.

O resultado foi um símbolo único, minimalista e plurivalente que transmite os valores de simplicidade, além de ser de fácil assimilação popular.

 

Sua composição equilibrada envolvendo os valores e as referencias gráficas, transmite a ideia de zêlo e comprometimento com o público.

MARCA.png
MARCA AZULEJO.png
AZULEJO1.png

versões

monocromática e bicromática

AZULEJO3.png
AZULEJO2.png
MARCA PRETA.png
MARCA black.png
MARCA branca e amarela.png
2516926.jpg

carimbo

Este recurso gráfico é uma excelente forma de uso da marca em embalagens e impressos, pois se refere a simplicidade e sofisticação do Design retro.

Pode-se fabricar um carimbo físico ou mandar imprimir a simulação (imitação de carimbo) nos materiais gráficos. Este recurso também contribuí para redução de custos principalmente com embalagens sem impressão personalizada.

CARIMBO2.png
CARIMBO.png

cores

Os tons das cores usados tiveram como referência Minas Gerais/Brasil. Tons terrosos ligados às riquezas naturais do estado mas também os contraste de cores complementares ligadas ao marketing de alimentos.

CORES.png

tipografia complementar

TIPO.png
Assinatura da marca
Composições
Composições
P3VS7R1.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

estampas

As estampas estão inclusas neste projeto . Estes elementos gráficos são aplicações artísticas a partir da Identidade Visual. Um arranjo de repetição que enriquece e cria personalidade para a marca.

 Elas podem ser aplicadas em superfícies impressas de papel (ex: papel de bandeja, embalagens, etc.), tecidos (ex.: uniformes, camisetas, etc.) e ouras superficies ( ex.: porcelana, vidro etc).
 

papel.jpg
5074441b.jpg

APLICAÇÕES

1355.jpg

Além das estampas, os desenhos usados para compor a marca Mania Mineira podem ser usados como ícones e ilustrações em diversas abordagem como: posters, postais, sinalização, publicidade, ícones digitais etc. A própria linguagem da marca sugere novos desenhos.

Este é um recurso estratégico que funciona como um excelente instrumento para facilitar a memorização e fortalecer a Identidade visual .

4608723b.jpg
SIGN2.png

PADARIA

278.jpg
SIGN1.png

LANCHONETE

9532.jpg
SIGN3.png

MERCEARIA