Nucleo de Fisioteriapia Especializada

Identidade Visual - Marca |  Carla Anjos Cunha - Designer Gráfico
Maio | 2016

Em minha opinião, é a combinação de conhecimento específico,  experiência profissional e a sensibilidade ao avaliar criteriosamente cada cliente, que cria uma identidade verdadeira e única para a marca do Núcleo de Fisioterapia Especializada.

 

Este pensamento me guiou na realização deste projeto.

 

Um logotipo minimalista cumpre sua missão de transmitir a mensagem da marca sem precisar da muitas formas e cores diferentes. Da mesma forma tratamentos fisioterapeuticos especializados como, por exemplo, a Terapia Crânio Sacral, usam movimentos minuciosos e delicados  para alcançar seus resultados.  Além destas particularidades, o minimalismo também foi usado estrategicamente neste projeto para representar a identidade sofisticada da clínica e ao mesmo tempo garantir um maior poder de memorização da marca.​

Estudo das formas

 

Ao todo são três círculos e uma linha em curvas compondo o desenho do logotipo.

Um esboço estilizado da coluna vertebral dentro de um contorno circular é o ponto mais forte da marca. Ele representa o foco principal dos tratamentos realizados na clínica.

Em seguida vem os Círculos menores que estão localizados em pontos estratégicos fazendo referencia aos tratamentos ligados à Terapia Crânio Sacral e RPG, realizados na clínica. Os Círculos também foram usados ​​para representar objetos familiares nos tratamentos de Reeducação Postural como as Bolas e outros acessórios (veja abaixo outras justificativas para o uso dos circulos neste logotipo).


E por último, porém de extrema importância, temos uma linha horizontal, usada para dar sensação de movimento e formar a base de sustentação do desenho. Sua forma curva insinua a silhueta da coluna vertebral.

 

Uma fonte tipográfica forte e também minimalista, é usada para o nome da clínica e assim,  complementar o projeto.

 

Considerações Importantes

 

Os círculos presente no desenho deste logotipo exercem um propósito especial. Alem de serem usados como elementos simbólicos ao senso comum, eles cumprem a função concreta de transmitir para o desenho os conceitos principais deste projeto:

Movimento |Alívio | Recuperação | Qualidade de Vida
 

 

Os Conceitos utilizados foram:

 

 

O circulo sobre a linha curva aumenta a sensação de movimento coordenado. O Movimento e a coordenação motora estão presentes tanto nos exercícios fisioterapeutas, quanto nos resultados almajados com os tratamentos de fisioterapia. ( Movimento, alívio, Recuperação e Qualidade de Vida)

 

Os Círculos são reconfortantes e seu movimento sugere energia e empoderamento. (alívio, Recuperação e Qualidade de Vida)

 

No Senso Comum círculos representam comunidade, integridade, perfeição e proteção. (Alívio, Reeablilitação e Qualidade de Vida)

 

 

Logos baseados em círculos combinam eficazmente formas e estruturas modernas com abordagens inovadoras. Sendo, ao mesmo tempo, conservador.

Ícones e Sinalização
Padronização e Estamparia
Exemplo de Aplicação