PROVINCE DU CHOCOLAT
Identidade Visual - Marca | Carla Anjos Cunha - Designer Gráfico
Abril | 2022
IDENTIDADE VISUAL
PROVINCE DU CHOCOLAT é uma fabrica de produtos artesanais especializada em BOULANGERIE e PÂTISSERIE, gerida pelo casal Mirani e Gilsergio, sediada em Contagem, Minas Gerais, que entrega deliciosos produtos caseiros para quem procura qualidade, requinte e acessibilidade.
Tudo começou com a produção do Alfajour e do Pão de mel que com um toque especial e segredos próprios elevaram o padrão da receita tradicional. Hoje a produção conta com variedades das mais sofisticadas e modernas técnicas na produção de doces e chocolates, confeitaria gourmet e panificação. Tudo feito com muito cuidado, criatividade e requinte.
Turistas vão à França por diversos motivos. As construções históricas, os monumentos e os museus estão entre as principais atrações do país. Mas há também aqueles que viajam apenas para conhecer a culinária da Francesa, uma das mais importantes da gastronomia mundial. Em destaque estão as encantadoras Pâtisseries e Boulangeries sempre criando receitas únicas, delícias que vêm sendo cada vez mais apreciadas pelo paladar brasileiro.
A França é um país que ama a arte de elaborar sabores. E foi esse amor e dedicação que inspirou o nome da marca Province du Chocolat.
BELEZA
SABOR
AMOR
Apesar de o nome ter inspiração francesa, Province du Chocolat tem como referencia o rigor e o requinte das receitas de toda a Europa. Essa explosão de sabores combinada a singularidade das especiarias sul americanas proporciona como resultado a criação de produtos únicos, de sabor singular, cheio de sensações, experiências e uma apresentação muito elegante. Produções elaboradas com ingredientes de qualidade e técnicas aprendidas em centros gastronômicos de renome internacional.
O PROJETO
conceitos e estudos
O ponto de partida deste projeto foi levar em consideração tudo o que permeia a história, as inspirações e os valores que estão inseridos no conceito da marca:
Cultura, Requinte, Amor, Família, Fé, Dedicação e Acessibilidade.
O desafio deste projeto foi criar uma identidade que seja moderna, contemporânea para o público brasileiro/Mineiro e ao mesmo tempo que nos remeta a ideia de tradição e requinte europeu. Criar e usar elementos visuais que se comuniquem assertivamente com o público-alvo.
Pilares principais de pesquisa
- Elementos visuais das marcas europeias e francesas que remetam ao requinte tradicional (sem ser clichê).
- Qualidade dos produtos: dedicação, criatividade e investimento.
- Essência conceitual da marca: família, amor, fé e memória afetiva
- As características do público brasileiro/mineiro.
Nossa pesquisa envolveu costumes, crenças, culinária, música, poesia e arquitetura.
Pesquisamos também a estética das Patisseries e Boulangeries mais tradicionais da França.
Publico Mineiro
O mineiro, é um publico tradicional, alegre, festeiro e que ama criar experiências memoráveis em volta da mesa. A culinária mineira é parte da força da cultura local e nacional. O Mineiro tem consciência da influencia da comida europeia em sua culinária, porém, é muito exigente quando se trata de comparações regionais. Como a identidade da marca Province du chocolate é baseada na culinária estrangeira é importante ter o cuidado de criar pontos estratégicos de comunicação visual com este público, afim de agregar elementos que transmitem confiança e acessibilidade.
Passar um café
Sentir o aroma e o gosto do chocolate
Se surpreender a cada mordida
Experimentar um prato e imediatamente associar aquele sabor a uma lembrança gostosa da vida. Pode ser da nossa infância, do nosso tempo morando sozinho, daquela superação que ninguém sabe que você viveu. Culinária afetiva tem bastante de ‘confort food‘, aquela comida que te desperta sentimentos bons, memórias de segurança e de afeto.
Sentimentos que são capazes de elevar o ato fisiológico de comer a um estado de espírito, ou seja, são pratos que fazem sentir bem não apenas pela saciedade da fome.
Desacelere e aprecie o seu momento de pausa.
A Province du Chocolat quer despertar em você a certeza de estar criando uma boa memória para levar para a vida.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
mapa mental
Após definir os conceitos e as características do público a serem trabalhadas, criamos um mapa visual com objetivo de dispor o pensamento criativo, auxiliando no gerenciamento das informações.
Quais conceitos podemos transformar em grafismo para trabalhar o símbolo da marca Province du Chocolat?
Requinte Europeu
Fachadas
Patisserie
Boulangerie
Estilo de vida
Fancês
Formas
e elementos
arquitetônicos
Brasil/ Europa
Sinalização
Colonial
Arquitetura
Colonial
Famíla
Fé
Estilo de vida
Minas/Brasil
Comida
Técnicas e Qualidade
PROJETO GRÁFICO
ESTUDO DAS FORMAS
Para representar os conceitos da marca escolhemos os seguintes elementos visuais:
TRIGO - SIMBOLIZA DEDICAÇÃO E PROSPERIDADE
O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha , ingrediente importante presente na maioria dos produtos fabricados no ateliê.
O trigo é um símbolo universal de prosperidade e sustento. Representa a dedicação ao serviço e transformação que o trabalho gera na vida de uma comunidade.
O Trigo tem um simbolismo muito importante na cultura religiosa. Ele simboliza o sustento da família, o favor divino de bênçãos e prosperidade. Ainda na religião o TRIGO significa alimento espiritual, representa o pão da vida e simboliza a pessoa que escolhe o bem, o caminho correto de honestidade e amor ao próximo
CHOCOLATE - AMOR | BEM ESTAR | ALEGRIA
O chocolate é o elemento de maior representatividade para a marca, talvez o mais importante porque foi o primeiro ingrediente e serviu estimulo para todos os outros produtos do ateliê.
Este doce é símbolo de amor e desejo em praticamente todo o mundo.
Para civilizações antigas o chocolate tinha um significado medicinal, social, e religioso.
Na Espanha, o cacau ganhou novas receitas e foi misturado com açúcar, canela e mais tarde com o leite. Rapidamente a bebida se tornou símbolo de status pela elite de toda a Europa.
No Brasil, o cacau também era considerado pelos índios tupis e guaranis como remédio e estimulante.
O QUE ELE FAZ PELAS PESSOAS
Atualmente, são bem conhecidos os seus efeitos sobre o humor e a felicidade, mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos: comendo um quadradinho de uma barra de chocolate diariamente, será possível notar como esse alimento faz bem à saúde.
A vida parece sorrir quando comemos chocolate!
Algumas dessas características são:
-
O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar
-
O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial
-
Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético
-
Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral
-
Reduz o estresse e alivia dores .
FÉ – IDENTIDADE INDISPENSÁVEL PARA OS IDEALIZADORES DA MARCA E SEU PÚBLICO ALVO
A marca de uma empresa familiar precisa refletir a origem da força que a mantem unida, e o casal Mirani e Gilsergio deixou muito claro de onde vem essa força quando preencheram o breefing: “O nome da nossa marca foi idealizado, mas antes de tudo foi direcionado por Deus, sendo o centro de tudo e todas as nossas motivações. Todos os nossos propósitos, passos e projetos colocamos nas mãos Dele e entregamos a Ele para que seja aprovado segundo a vontade Dele.”
A Fé é mais que um elemento, ela é uma experiência de amor vivida todos os dias.
Escolhemos o ESCUDO para representar a fé.
Na Bíblia sagrada foi o apóstolo Paulo quem escreveu sobre o escudo da fé em sua carta aos crentes da cidade de Éfeso. Ele destaca o papel fundamental desse escudo na vida cristã. O apóstolo diz que os seguidores de Cristo devem estar sempre empunhando o escudo da fé com o qual poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno (Efésios 6:16).
BRASÃO - PROVINCIA, TRADIÇÃO, FAMÍLIA
O brasão é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Significa tradição e muito comum vê-lo representando marcas de empresas familiares na Europa e também no Brasil. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo. Essa tradição foi desenvolvida durante a Idade Média na Europa onde os brasões eram oferecidos como uma homenagem à atos de coragem dos guerreiros. Ao longo do tempo tornaram-se símbolos representativos de famílias, eram uma espécie de distintivo que representava seu status. Já no século XX, os brasões são utilizados para representar províncias, municípios, estados, regiões, países e outras entidades.
No Brasil os brasões fazem parte da identidade visual de muitas cidades históricas. O Mineiro já está familiarizado com este elemento visual que transmite a ideia de tradição e confiança.
Construção do logotipo
SÍMBOLO
Para compor um símbolo que representasse a identidade da marca a ideia foi desenhar os elementos: Trigo, Chocolate e escudo, em formato de ícones minimalistas de fácil assimilação. A junção destes elementos resultou em uma composição final:
O Brasão da marca Province du Chocolat.
Brasão: As formas arredondadas e arabescos recorrentes na arquitetura clássica da Europa e consequentemente nos países que foram colonizados pelos europeus.
O logotipo
Nossa intenção neste projeto foi estabelecer um conceito clássico e atemporal.
Desenvolvemos um projeto gráfico harmônico que traz a leveza e alegria do publico brasileiro/mineiro e ao mesmo tempo não dispensa a sofisticação e a elegância europeia.
Uma identidade acolhedora que une conceitos europeus à linguagem brasileira, transmitindo valores essenciais de
acolhimento, segurança e confiança.
Uma composição equilibrada, de fácil assimilação e livre de excessos, quebrando o estereotipo de que o requintado é inacessível.
Um brasão nobre sem ser suntuoso que conversa com o público-alvo e carrega em sim todas as referencias pré-estabelecidas, remetendo a certeza de que a Província do Chocolate é um lugar elegante, acolhedor e seguro.
versÃO
monocromática
versÃO
HORIZONTAL
carimbo
Este recurso gráfico é uma excelente forma de uso da marca em embalagens e impressos, pois se refere a simplicidade e sofisticação.
Pode-se fabricar um carimbo físico ou mandar imprimir a simulação (imitação de carimbo) nos materiais gráficos.
cores
Os tons das cores principais tiveram como referência as nuances usadas pelas chocolaterias europeias. Associamos à estes tons cores presentes nas riquezas naturais do Brasil. Esta composição de cores também reforça a comunicação com o público alvo e o mercado no qual a Province du Chocolat está inserida, fazendo referencia à leveza e a alegria típica do povo brasileiro/mineiro.
Além disso, esta paleta de cor, também, é muito usada como estratégia de marketing no ramo de padarias, cafés e confeitarias.
Uma sugestão é usar essas tonalidades mais rosadas para compor o
setor de confeitaria da marca.
Tonalidades mais vibrantes fazendo referencia ao público-alvo.
A fonte utilizada na assinatura principal foi redesenhada exclusivamente para este projeto.
Utilizamos detalhes de ligadura nas letras "H" e "A" para transmitir mais leveza e alegria, sem comprometer a sofisticação do logotipo.
tipografia
elementos secundários
Os elementos secundários são recursos gráficos desenhados com traços semelhantes ao desenho principal da marca. Eles servem para fortalecer toda a identidade visual. São ícones que identificam os produtos ou setores e geralmente são usados para compor sinalizações, embalagens, adesivos, estampas, publicidade, etc...
estampas
As estampas são aplicações artísticas feitas a partir do desenho da marca. Um arranjo visual de repetição ou não que enriquece a identidade visual e personifica ainda melhor a sua marca.
Eles podem ser aplicados em superfícies impressas de papel, tecidos, louças ou produções digitais.
APLICAÇÕES
As imagens a seguir são fictícias.
Elas servem para exemplificar as diversas possibilidades de aplicação da Identidade Visual.
São aplicações que simulam impressão em diversas superficies diferentes
Passando também, por simulação de publicidade, sinalização simples e back light.
Obs.: Apenas as peças incluídas na proposta deste projeto serão enviadas para o cliente.
Peças publicitárias e layouts de papelaria podem ser negociados a parte, caso houver interesse.